top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

Sinal de Wi-Fi fraco? Veja os principais motivos e como resolver


Se a sua conexão Wi-Fi parece lenta e o sinal está fraco é possível que esteja acontecendo uma interferência. Atualmente, devido a grande quantidade de roteadores wireless cada vez mais presentes em diversos ambientes, a interferência de sinal é um problema mais frequente. Não são somente outros roteadores que prejudicam a sua conexão, mas também alguns objetos e obstáculos podem interferir no sinal de Wi-Fi da sua casa. Isso acontece porque o sinal que sai do roteador se espalha em formas de ondas, mas alguns itens que aparecem pela frente podem causar interferências.



Como funciona o sinal Wi-Fi


As redes Wi-Fi operam no padrão de radiofrequência (2.4 e 5 GHz), que são divididos em canais de acordo com faixas de frequência.


A faixa de frequência de 2.4Ghz utiliza apenas 13 canais e sofre constantemente interferências de outros dispositivos sem fio. Já a frequência 5Ghz, que possui 24 canais, é capaz de proporcionar maior largura de banda porque não há outros dispositivos emissores de ondas de rádio nessa frequência.


Fique tranquilo! Aqui na sim.digital, no momento da sua instalação, o técnico analisa o espectro de sinal em sua residência e configura os canais para você navegar com a melhor conexão! Conheça nossos planos de ultravelocidade simétrica de atér 1 GIGA!



TOP 5 influenciadores de sinal Wi-Fi


Você já deve ter ouvido um termo bastante famoso na internet: “influenciadores digitais”. São perfis (de pessoas e até de animais) que formam opiniões e influenciam milhares de seguidores por meio dos conteúdos publicados em suas redes sociais. Geralmente os vemos indicando produtos e marcas, promovendo o crescimento delas de forma benéfica.


Mas você sabia que existem também os “influenciadores de Wi-Fi”? Porém, são maléficos e servem apenas para tentar prejudicar a sua conexão sem fio. Listamos os cinco principais para você ficar de olho, analisar se estão interferindo na sua rede e como reduzir o impacto deles. Veja só:



1) Dispositivos sem fio

Fornos micro-ondas e telefones sem fio podem atrapalhar o sinal de Wi-Fi na sua casa porque operam na frequência de 2.4 GHz. DICA da sim.digital: utilize a frequência 5 GHz do seu roteador!



2) Espelhos

Certifique-se de que não há nenhum espelho de frente para o roteador. Superfícies metálicas são altamente refletoras e, nesse caso, o sinal pode ser vítima de um efeito do tipo “bate-volta”, não sendo propagado corretamente. O grande culpado não é nem o espelho em si, mas sim o revestimento de metal que está na parte traseira da maioria dos espelhos.



3) Aquários

Em teoria, quanto maior for a concentração de líquido, maior é a interferência. Os aquários não devem ficar próximos ou em linha reta com os roteadores, caso contrário é bem provável que você tenha problemas.



4) Paredes

Paredes de concreto, gesso, azulejos e vidro blindado são obstáculos naturais para a propagação do sinal Wi-Fi. Para evitar problemas, evite deixar o roteador em ambientes muito fechados.



5) Telas LCD


Alguns modelos de telas LCD podem emitir uma corrente elétrica capaz de causar distorções na onda de sinal na frequência 2.4 GHz. DICA da sim.digital: utilize a frequência 5 GHz do seu roteador.



Este vídeo aprofunda melhor a questão da interferência de sinal. Recomendamos assisti-lo!



Outros motivos que podem interferir na sua conexão Wi-Fi


Já pensou se alguém estiver roubando o seu sinal de internet? Isso é possível se o acesso ao seu roteador estiver liberado ou se a senha tiver sido compartilhada. A distância, assim como barreiras, também influencia no alcance do sinal. Quanto mais distante do roteador, maior é a atenuação, isto é, a perda de sinal.


Outro fator que pode estar interferindo na qualidade da sua conexão é o Wi-Fi dos vizinhos, já que redes Wi-Fi que se sobrepõem podem afetar uma à outra. Acredite se quiser, até o corpo humano pode barrar o sinal Wi-Fi de um roteador!



Chegou a hora de ter cobertura 100% garantida em toda a sua casa!


Você precisa garantir uma boa cobertura de sinal em toda a sua casa? Aqui na sim.digital temos o plano perfeito pra você e toda a sua família. Instalamos vários roteadores de acordo com a necessidade do cliente, com a incrível tecnologia MESH (também conhecida por malha, já que sua rede é conectada através de módulos/nós). Com eles, a conectividade será ininterrupta, sendo capaz de ampliar o sinal em até 3 andares!


Além disso, você navega com ultravelocidade de 1 GIGA com taxa de download/upload iguais! Quer saber mais sobre esse plano? Clique aqui.


 




bottom of page