• Equipe sim

Descubra qual é o principal vilão dos jogos online

Hey gamer, já recebeu um sinal na tela dizendo que o seu ping estava muito alto? Ping é o comando que testa a conectividade da rede através do tempo de enviar o pedido para o provedor de internet e retornar com a resposta do servidor do game que você está jogando. Ele envolve as métricas de jitter e perda de pacotes que falaremos a seguir.


Mas, geralmente, os jogos online não têm um vilão em si ou uma fase final de confronto com o chefe, mas todos eles podem enfrentar um vilão invisível... Sabe qual é?



Conheça nosso plano Gamer: você navega com ultravelocidade simétrica, IP público, VLAN especial e rotas internacionais!



O principal vilão dos jogos online tem três letras

Ele ataca nos piores momentos, arruína jogos e decepciona os amigos justo quando eles mais precisam: o LAG! Mas… o que exatamente é lag?


Lag é, na verdade, um termo amplo que se refere aos atrasos que se podem experimentar na comunicação, seja entre computadores, satélites ou mesmo em comunicação escrita. O lag pode ser amplamente categorizado em três tipos:


  • Lag da máquina: configurações da máquina (PC, tablet, celular) que não são compatíveis com os gráficos do jogo. Geralmente, é um conjunto de fatores como placa de vídeo fraca ou uma placa de vídeo onboard, processador fraco pouca memória RAM;


  • Lag de internet: problemas com o provedor de internet, roteador com defeito, jogar utilizando a rede sem fio… DICA: por isso, recomenda-se jogar utilizando o cabo de rede, pois é uma tecnologia mais confiável e com menor interferência.


  • Lag de servidor: relacionado com o desempenho dos servidores dos jogos, podendo existir pelo servidor estar longe (em outro país) ou por estar com excesso de players no mesmo momento, causando lentidão e travamentos no seu jogo.


Ou seja, na maioria das vezes, refere-se ao tempo que leva para um sinal (bit) ou pacote de informação ser enviado do computador original e chegar ao seu destino.




Cadastre-se e consulte agora mesmo se já temos viabilidade em seu endereço.




Não esqueça de analisar estas métricas

O seu jogo travou? Isso é o lag! Mas por que ocorre? Por conta das métricas a seguir:



Latência (ping)

É a quantidade de tempo que os pacotes de dados levam para viajar do seu computador para os servidores jogo e de volta ao seu computador em milissegundos (ms).


A palavra "ping" é a abreviação do termo em inglês "Packet Internet Network Grouper", que significa algo como "Agrupador de Pacotes da Internet". Esse comando basicamente envia dados para esses equipamentos e fica aguardando respostas.


Quando a conexão de internet funciona normalmente, sua distância física dos servidores é o que mais influencia na latência. De maneira prática, quanto menor a latência, mais rápida é a sua conexão. Quanto maior o tempo de ping, mais tempo demora para seu jogo começar.



Tremulação (jitter)

Em jogos online, essa é uma das principais métricas. É a variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, vulgo oscilação da latência. O seu computador e os servidores dos games esperam um fluxo constante de pacotes de dados. Quando alguns pacotes chegam muito tarde ou fora de ordem, você tem problemas de latência.



Perda de pacotes

Ocorre quando um ou mais pacotes de dados que viajam pela rede não conseguem chegar ao destino. Os pacotes faltantes precisam ser retransmitidos, e o atraso no processamento da informação resulta em lag.




Existe ms ideal?

A sim.digital possui conexão direta com os principais servidores de jogos online do mundo, garantindo melhor resposta dos comandos (bom ping) e excelente experiência de streaming (ótimo gameplay).


Entretanto, a qualidade está também relacionada ao congestionamento dos servidores e o ping com o backbone nacional.



Pode-se aferir que há “métricas normais” para determinados gêneros de jogos. Veja só:


  • Batalha multiplayer (MOBAs como League of Legends, Battle Royale, Dota 2): latência de até 60ms;

  • Tiro em primeira pessoa (FPS como Valorant, Call of Duty, Battlefield): até 35 ms;

  • Jitter normal: abaixo de 20 ms, quanto mais próxima de 0 ms melhor;

  • Perda de pacotes normal: 0%.



E a velocidade, importa?

Sim, e muito! Jogar com uma internet que fornece taxas de transmissão de dados simétricas (iguais para download e upload) é essencial.


BLOG: Velocidade simétrica: entenda o que é.



Jogos onlines demandam de alta velocidade também para upload porque são ambientes mais dinâmicos do que outras atividades realizadas na internet, devendo ocorrer em frações de segundos, entre o comando de uma tecla e o resultado na tela. O desempenho da sua partida online pode ser prejudicada quando a velocidade de upload é baixa.


Aqui na sim.digital, com o plano Gamer Extreme os seus problemas com conexão acabaram! Você navega com internet 100% fibra óptica dentro de sua casa, ultravelocidade simétrica de 1000 MEGA, possui IP público e VLAN especial para melhorar a jogabilidade e ainda conta com as melhores rotas internacionais para reduzir o seu ping! Quer mais? Você recebe um super roteador Gigabit Dual-Band de última geração e não paga taxa de instalação! Saiba mais aqui.



Dicas simples para melhorar a sua conexão


  1. Feche ou pause programas que estejam baixando algum conteúdo enquanto você joga;

  2. Conecte o seu computador ao roteador com um cabo de rede;

  3. Se estiver no Wi-Fi, conecte-se à rede 5GHz;

  4. Verifique as atualizações para o seu driver de adaptador de rede;

  5. Contrate o plano Gamer Extreme!

Curtiu? Esse artigo foi sugerido e escrito por Manoel Luz, analista de Suporte Técnico nível 3 da sim.digital!








sim.digital, somos a sua conexão.