Blog RVT

  • Equipe RVT

O que você deve saber antes de compartilhar sua senha de Wi-Fi



Um ato de pura generosidade pode trazer uma série de perigos à sua conexão e muitas dores de cabeça. Quando contratamos um serviço de internet, queremos navegar com alta velocidade, segurança e estabilidade. Porém, quando você compartilha a sua internet, a conexão fica comprometida e você coloca em risco a segurança das suas informações e dados e inclusive pode ser responsabilizado por crimes cibernéticos que não cometeu... Continue lendo este artigo e veja o que você deve saber antes de compartilhar sua senha de Wi-Fi.


Contrate a melhor internet de Floripa! Conheça nossos planos com 1 GIGA de velocidade simétrica.



Os riscos de compartilhar internet com os vizinhos


Você vai lá, pesquisa qual o melhor plano da RVT para as suas necessidades – inclusive levando em consideração a quantidade de pessoas e de dispositivos na sua residência – contrata o plano e no dia da instalação, o técnico mal saiu da sua casa e já batem na porta: “Oi vizinho! Ouvi falar que a internet deles é ultra veloz, né? Já que você contratou 1 GIGA, o que acha de dividir o sinal Wi-Fi comigo? Eu até ajudo a pagar a mensalidade”. Isso já aconteceu com você?


Não queremos acusar nenhum vizinho de traição, longe disso! Mas quando você menos percebe, o seu plano já está sendo utilizado pelas visitas do vizinho, pelo vizinho do vizinho, por toda a rua... E a partir daí você perdeu o controle da sua conexão e não saberá mais quem está utilizando a sua internet.


Ok, você fez um gesto solidário, afinal pode pensar “se eu contratei, eu distribuo para quem eu quiser!”. Mas não é simples assim... Se esta for a sua opinião, vamos lhe mostrar cinco motivos para você repensá-la. Se você nunca compartilhou a sua Internet, aproveite a leitura e descubra mais formas de proteger a sua privacidade!



Motivo 1: Sobrecarrega o roteador


Ultrapassar o limite de dispositivos conectados simultaneamente em sua rede pode causar lentidão e quedas de sinal. Geralmente, os modelos de roteadores mais atuais, de última geração como são os utilizados pela RVT, suportam cerca de seis aparelhos navegando ao mesmo tempo. Num cenário de uma residência em que vive uma família de quatro pessoas, este roteador entregaria a velocidade mantendo o desempenho, pois é improvável que haja uso de mais de seis dispositivos ao mesmo tempo...


Porém, se o roteador for sobrecarregado de dispositivos conectados, ele poderá sobreaquecer e parar de funcionar.


Se na sua residência ou empresa há necessidade de muitos aparelhos estarem conectados simultaneamente, conheça nossa solução Wi-Fi Premium, em que são instalados quantos roteadores forem necessários para garantir máxima qualidade de Wi-Fi, além de permitir mais acessos ao mesmo tempo.



Motivo 2: Velocidade reduzida


Quanto mais dispositivos estiverem conectados, menos velocidade você vai ter em cada dispositivo. Já vimos que ultrapassar o limite de dispositivos conectados simultaneamente em seu roteador pode causa lentidão, e isso é muito ruim para quem usa a internet para jogar online ou assistir filmes pela internet.



Motivo 3: Vulnerabilidade dos dados


O uso de senha e criptografia é a primeira exigência para ter uma rede segura. Por isso, quando você compartilha sua senha de internet com terceiros, você fica mais vulnerável a invasões, comprometendo a segurança de suas informações e dados pessoais.


Como o Wi-Fi funciona por meio de computadores ligados entre si, quando você distribui o seu acesso com outros, todos passam a compartilhar informações. Mesmo que você compartilhe com pessoas de confiança, alguém de fora pode acessar a rede e roubar informações privilegiadas. Ainda que isso possa acontecer também quando a gente não compartilha, o ponto é que o compartilhamento aumenta o risco!


Outro possível risco é que uma pessoa mal-intencionada contamine sua rede com vírus, infectando todos que utilizam a mesma rede Wi-Fi.



Motivo 4: Uso ilegal da rede


O Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, determinou direitos e deveres dos usuários de internet, criando regras de conduta aos usuários e provedores. A principal delas é o rastreamento de crimes eletrônicos, que englobam pedofilia, fraudes bancárias e vazamento de dados por hackers, por exemplo.


Imagine, então, que você compartilhou gentilmente a senha da sua internet e alguém cometa crimes dessa natureza através do seu IP (o número de identidade do seu computador). Se constatado o uso da rede para fins ilegais, o responsável pelo contrato (você) poderá responder pelo ato.



Motivo 5: Quebra contratual


Além disso, é importante salientar que, ao contratar um plano RVT, você concordou em não ceder sua conexão à terceiros sob pena de rescisão e ressarcimento.


Conforme descrito no contrato de prestação de serviço no item 4.2.12:


É VEDADO ao ASSINANTE ceder, transferir ou disponibilizar a prestação de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), contratado com a PRESTADORA a terceiro, que seja por cabo, rádio ou qualquer outro meio de transmissão, sob pena de rescisão do presente contrato, bem como, a obrigação do assinante de ressarcir à PRESTADORA os serviços não tarifados, as perdas e dados e os lucros cessantes.


Mantenha seu Wi-Fi livre de intrusos


Você já chegou em casa querendo assistir a um filme ou a sua série favorita, mas a internet fica lenta e o vídeo não carrega? Ou demorou 30 minutos para baixar um vídeo de 2 minutos no WhatsApp? Isso são sintomas de que o seu Wi-Fi pode estar sendo roubado.


E agora?

Embora existam inúmeros aplicativos que prometem inspecionar a sua rede, a forma mais correta e segura de descobrir quem está roubando o seu Wi-Fi é entrando em contato com o suporte técnico do seu provedor.


Se você é cliente RVT, abra um chamado pelo WhatsApp (48) 3197-1435 ou ligue gratuitamente para 0800-788-5000. Podemos verificar os dispositivos que têm acesso à sua internet e aproveitar para mudar a senha e rever a configuração do roteador, garantindo ainda mais a sua segurança na web!



Pense bem antes de emprestar sua senha


Esses são alguns motivos que separamos para você entender os perigos de se compartilhar a senha da internet. Parece simples, mas podem passar despercebidos. Vale a pena correr o risco de ter suas informações pessoais vazadas ou ter que responder à política por alguém crime cibernético? Pense nisso.



Quando o seu vizinho pedir a senha da sua internet, indique os planos de internet 100% fibra óptica da RVT!



Comente e compartilhe com quem você acha que está tendo o Wi-Fi "roubado".


RVT, de Floripa para Floripa ❤

Conheça nossos planos

Categorias

Tags

Confira outros artigos do Blog

RVT 100% Fibra em Florianópolis

Internet 100% fibra

de Floripa ❤  para Floripa