• Equipe sim

Seu celular está muito lento? Saiba como resolver.

Aqui na sim.digital você navega até onde o seu aparelho aguentar, mas e se ele estiver lento?


Com o passar do tempo, os celulares ficam mesmo mais lentos. Não é impressão, é acúmulo de dados, imagens, vídeos, áudios e aplicativos que fazem com que o sistema fique mais lento em relação a quando você começou a utilizá-lo. Visto que a velocidade do aparelho é algo importante para poder executar as principais atividades do dia a dia, um celular lento pode deixar você bastante frustrado…


Mas não se preocupe! Neste artigo, indicamos cinco passos para você dar um up no seu celular e poder usufruir da melhor internet de Florianópolis sem travamentos.



Aqui você navega até onde o seu aparelho aguentar! Conheça nossos planos SEM CONTROLE com velocidade simétrica de 1 GIGA!



1. Reinicie periodicamente


Já falamos por aqui sobre a importância de reiniciar o roteador. Não é à toa que nosso suporte técnico recomenda este procedimento! Como num passe de mágica, o simples fato de tirar da tomada e aguardar um minutinho volta a deixar a conexão mais rápida.


Leia também: A importância de reiniciar o roteador.


E assim também ocorre com o celular! Ok, isso não tornará o seu telefone mais rápido permanentemente, mas é uma medida que não exige nenhum esforço de sua parte, então vale a pena tentar.



2. Exclua aqueles arquivos e aplicativos inúteis


Para o sistema operacional do celular funcionar em sua capacidade total, o ideal é ter, ao menos, 25% de espaço de armazenamento livre. Por isso, não acumule arquivos e aplicativos, isso certamente deixará o seu smartphone mais lento.


Mantenha o hábito de excluir aqueles arquivos considerados inúteis, como aquelas fotos e vídeos do grupo WhatsApp que vão se acumulando na memória do aparelho, por exemplo. Na pasta "Downloads" poderá existir centenas de arquivos que você transferiu para seu celular, mas que atualmente não passam de "lixo". Livrar-se deles pode fazer uma grande diferença na forma com que seu dispositivo irá se comportar.


Desinstalar aplicativos desnecessários também é preciso. Certamente há, pelo menos, três aplicativos que você baixou para utilizar uma ou duas vezes e nunca mais precisou fazer nada... Sabe aquele jogo que você baixou e não curtiu? Ou aquele app de filtros engraçados que já “passou o hype”? Talvez você nem lembre de ter instalado, mas a regra é clara: se você não abriu por meses, desinstale-os sem piedade! Assim você libera o tempo do processador e deixa mais memória e armazenamento disponíveis para outros aplicativos que você usa todos os dias.



3. Limpe os dados em cache


O mesmo vale para arquivos armazenados pelo próprio sistema, o cache. São arquivos temporários armazenados por sites e aplicativos que acessam a informação mais rapidamente em um próximo acesso.


Com o tempo são acumulados, podendo consumir uma boa quantidade de armazenamento de seu aparelho, comprometendo o desempenho dele. No Android, é possível fazer essa limpeza para cada aplicativo, enquanto nos iPhones o próprio sistema já realiza a limpeza de tempos em tempos.



4. Atualize o sistema operacional


Atualizações são feitas para adicionar recursos novos e corrigir problemas que estejam acontecendo, então, certifique-se de que o sistema operacional do seu celular está atualizado. Às vezes, o seu problema de travamento já foi resolvido pela desenvolvedora do sistema operacional do aparelho.


Aplicativos desatualizados também podem deixar o celular mais lento, porque os programas podem apresentar falhas contínuas, rodando de forma mais pesada e ainda exigindo mais recursos.


Para resolver esse problema, uma boa dica é checar se há atualizações disponíveis na loja de aplicativos do seu celular (Play Store para Android ou App Store para iOS). Além de deixar o dispositivo mais rápido, as atualizações de “apps” corrigem possíveis bugs e melhoram a segurança das aplicações.



5. Armazene arquivos na nuvem


Outra dica importante é armazenar seus arquivos em um serviço de armazenamento na nuvem como Google Drive, OneDrive ou Dropbox. Dessa forma, você irá liberar espaço em seu aparelho e terá seus arquivos - sejam documentos, fotos ou vídeos - sempre disponíveis.


Faça upload de seus arquivos com muita velocidade, inclusive no Wi-Fi. Contrate um plano a partir de R$99,90/mês (fixo) e surpreenda-se com uma experiência ilimitada na web!


As músicas existentes em seu celular também o sobrecarregam. Por isso, avalie a possibilidade de utilizar um serviço de streaming. Spotify, Deezer ou Tidal são os mais conhecidos e disponibilizam milhões de músicas para você ouvir via internet.




É importante ressaltar que a ficha técnica do celular também ajuda muito neste processo. Então, se você tem um celular simples e está tentando rodar aplicativos pesados, o aparelho naturalmente vai travar.


A mesma lógica funciona para a compatibilidade com a ultravelocidade. Se o seu aparelho não tiver os mesmos padrões de rede, poderá interferir no desempenho da sua conexão, diminuindo a velocidade máxima que você poderia atingir no plano de Internet.



Leia também: Os seus aparelhos são compatíveis com a velocidade contratada?



Agora que você já sabe como melhorar o desempenho do seu smartphone, mãos à massa! Assim você poderá curtir a sua conexão com muita velocidade, aproveitando o desempenho do seu aparelho.


Se nenhuma das nossas dicas resolver os travamentos do seu aparelho, pode ser que o seu celular já não tenha potência suficiente para rodar os aplicativos que você deseja, ou mesmo ele está com algum problema no hardware. Neste caso, recomendamos que ele seja levado em uma assistência técnica.



Consulte se já temos viabilidade em seu endereço e navegue na ultravelocidade da luz!