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Suporte Técnico

Por que a internet pelo Wi-Fi está lenta?


Baixa intensidade de sinal no menu Wi-Fi, conexão mais lenta e transferências mais demoradas de arquivos utilizando o Wi-Fi são indícios comuns de que o seu sinal Wi-Fi está sofrendo interferência de fatores externos, mesmo estando relativamente próximo ao roteador. Pode parecer estranho, mas os principais influenciadores na qualidade do sinal Wi-Fi são paredes, microondas, telefones sem fio, espelhos e grandes aquários. Para verificar se sua conexão está ok, primeiro teste sua velocidade via cabo de rede ( clique aqui). Após constatar que a velocidade contratada está normal, reinicie o roteador para fazer com que ele busque um novo canal de frequência do sinal. Se o problema persistir, é possível que haja alguma anomalia com o roteador. Neste caso, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Por que meu (insira aqui o seu dispositivo) não atinge a velocidade conforme o contratado?


Os planos da RVT garantem velocidade de até 1 Gbp/s, porém para isso seus dispositivos devem estar capacitados para operarem em rede Gigabit Ethernet e no padrão Wi-Fi 5 (802.11ac). Notamos que a principal queixa, geralmente, é quanto à velocidade atingida no Wi-Fi. Para isso é importante entender os padrões de protocolos Wireless e as frequências utilizadas. Os padrões Wireless antigos (802.11 a/b/g) operam em 2.4GHz, que hoje em dia sofrem interferências e podem fazer com que o seu sinal de internet fique ruim, apesar de conectar com maior distância. Já os padrões mais novos (802.11n/ac), operam em 5 GHz e garantem sinal de maior qualidade, mais rápido e com mais conexões simultâneas. Geralmente, 90% dos celulares se conectam no Wi-Fi pelo padrão 802.11g, que atinge velocidade máxima de apenas 54 Mbp/s. Ou seja, o principal motivo pelo o qual a internet não chega ao contratado é que seu aparelho não é compatível com a velocidade esperada.
Atualmente a RVT trabalha com roteadores de banda dupla (2.4 e 5GHz) para que a maioria dos clientes possam usufruir da nossa ULTRAvelocidade, porém os planos SEM CONTROLE, que chegam à 1 Gbp/s, dependem que seus aparelhos estejam capacitados para receber essa velocidade. Caso tenha dúvidas quanto à capacidade dos seus dispositivos e/ou outros assuntos relacionados à sua conexão sem fio, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Estou sem internet, o que fazer?


Primeiro verifique no status da rede em nosso site ( clique aqui) se temos alguma manutenção programada e/ou eventual problema massivo na rede que pode estar afetando sua conexão. Agora vamos analisar o LED LOS de seu roteador/ONU:
Se estiver vermelho/alaranjado: pode ter ocorrido algum problema com a sua fibra ou conector óptico.Caso isso ocorra, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000. Se estiver verde: aparentemente está tudo ok, o problema pode ser no particularmente em sua conexão local... Para isso, é preciso detectar se a falta de conexão advém de um problema na rede Wi-Fi ou na rede via cabo. Recomendamos que faça o teste de velocidade via cabo ( clique aqui). Após isso, sendo identificado que há conexão, pode-se dizer que o problema está apenas na rede Wi-Fi, sendo necessário acessar as configurações do roteador/ONU para identificar o problema. Neste caso, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Posso apertar o botão reset do roteador/ONU?


NUNCA! Apertar o botão reset irá desconfigurar o seu equipamento, fazendo com que você perca os padrões estabelecidos para a sua rede, deixando a rede sem segurança e fazendo com o que a reprogramação leve muito mais tempo... Além disso, evite mexer nos cabos atrás do roteador, pois a fibra óptica é muito frágil! Se você ficar sem internet, o procedimento recomendado é desligar o roteador/ONU da tomada, aguardar 30 segundos e religar. Caso o problema persista e você precise de ajuda, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Como faço teste de velocidade de minha internet?


Na internet existem vários medidores de velocidade, como por exemplo: Minha Conexão: http://www.minhaconexao.com.br Speed Test: http://rvt.speedtestcustom.com/ Fast: https://fast.com/pt/ Para realizar o teste corretamente, acesse um dos sites acima e utilize um computador conectado com cabo de rede diretamente no roteador/ONU. É importante que nenhum outro dispositivo esteja conectado à sua rede e que nenhuma atualização ou download esteja em andamento para que o resultado seja mais preciso.




Por que minha internet está com velocidade reduzida?


É possível que o motivo seja por algum problema financeiro. Nesse caso, é necessário entrar em contato pela central de atendimento no WhatsApp (48) 3197-1435 ou no telefone (48) 3197-5000 para regularizar sua situação.




A RVT avisa os clientes em caso de melhorias no sistema?


Sim, todas as manutenções programadas são avisadas por e-mail e/ou podem ser verificadas no status da rede (clique aqui) em nosso site. As manutenções são realizadas de forma que não interfira na utilização dos serviços para a maioria dos usuários, sendo realizadas em horários de menor conexão.




Estou com oscilações em jogos online ou streaming. Como posso resolver?


Jogos online e serviços de streaming geralmente podem ser sobrecarga de usuários em seus servidores. Recomendamos a verificação do status do serviço utilizado no site/app Downdetector (clique aqui) que monitora problemas em tempo real. Também é indicado que o dispositivo que está acessando o serviço esteja conectado via cabo de rede. Além disso, alguns serviços precisam redirecionamento de portas de IP para que funcione corretamente. Para realizar este procedimento, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Por que aparecem duas redes Wi-Fi em minha rede?


A RVT instala roteadores/ONU com banda dupla, isto é, que operam em duas frequências distintas (2.4 GHz e 5 GHz) garantindo maior velocidade e alcance de sinal dependendo do aparelho do cliente.




Por que o Wi-Fi não cobre a casa inteira?


Diversos fatores podem interferir na qualidade do sinal Wi-Fi. Geralmente os principais vilões são paredes, móveis, vidros e o posicionamento do equipamento (perto do chão ou do teto, dentro de gavetas, etc). Se o seu sinal Wi-Fi não estiver satisfatório, recomendamos a visita técnica para que o técnico ajuste os canais Wi-Fi para uma melhor conexão. Também é interessante optar pelo plano Wi-Fi Premium ( conheça aqui) em que são distribuídos outros pontos de Wi-Fi conforme a necessidade do local.





Financeiro

Onde posso alterar meus dados cadastrais?


A maioria das informações cadastrais podem ser alteradas na central do assinante (clique aqui). Caso preferir, você pode solicitar a alteração em nossa central de atendimento pelo WhatsApp (48) 3197-1435 ou pelo telefone (48) 3197-5000.




Como atualizar boleto vencido e/ou solicitar a segunda via?


Fique tranquilo(a)! Com a nova integração bancária, os boletos vencidos podem ser pagos até 60 dias após o vencimento original, sem a necessidade de atualizar. Você solicitar a segunda via do boleto pela central de atendimento no WhatsApp (48) 3197-1435. Ou ainda, se preferir, pode se dirigir até nossas lojas para realizar o pagamento presencialmente!




Posso mudar a data de vencimento da minha fatura?


Sim, basta entrar em contato com a nossa central de atendimento (WhatsApp (48) 3197-1435) e solicitar a mudança. Para maiores informações sobre a data de alteração, entre em contato com nossa equipe do financeiro pelo telefone: (48) 3197-5000.




Como posso solicitar o cancelamento do contrato?


Para efetuar o cancelamento, basta entrar em contato direto com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp (48) 3197-1435 e escolher a opção no menu.




Preciso mudar de endereço, o que eu faço para levar a internet para o novo local?


Antes de tudo é necessário contatar a RVT para verificar se há viabilidade técnica em seu novo endereço. Caso tenha, basta solicitar a alteração de endereço, tendo em mãos os seus dados e o novo endereço completo. É importante solicitar com no mínimo 10 dias de antecedência para que nossa equipe deixe a estrutura pronta, levando o equipamento para ativação na hora da mudança. A alteração de endereço necessita da assinatura do termo de aceite e do pagamento da taxa referente ao serviço solicitado.





Outros assuntos

Quais são os canais de atendimento da RVT


Os canais de atendimento da RVT são: Canais virtuais WhatsApp (48) 3197-1435 Telefone (48) 3197-5000 e 0800-788-5000 Facebook.com/ rvt.floripa Messenger m.me/rvt.floripa Instagram.com/ rvt.floripa E-mail contato@rvt.floripa.br Presenciais RVT Norte da Ilha: Rua Intendente João Nunes Vieira, 518, Ingleses do Rio Vermelho RVT Sul da Ilha: Rua do Gramal, 1737, sala 2, Campeche Atendimento em horário comercial




Como posso solicitar o upgrade de meu plano?


Você pode solicitar o upgrade de seu plano em nossos canais de atendimento ou visitando presencialmente alguma de nossas lojas. WhatsApp (48) 3197-1435 Telefone (48) 3197-5000 e 0800-788-5000 Facebook.com/ rvt.floripa Messenger m.me/rvt.floripa Instagram.com/ rvt.floripa E-mail contato@rvt.floripa.br RVT Norte da Ilha: Rua Intendente João Nunes Vieira, 518, Ingleses do Rio Vermelho RVT Sul da Ilha: Rua do Gramal, 1737, sala 2, Campeche




Notei que o cabo de fibra óptica da minha rua foi rompido. O que devo fazer?


Quando identificar qualquer anormalidade nos cabos de internet, é muito importante que nos avise entrando em contato conosco através do 0800-788-5000 ou pelo (48) 3197-5000. A sua informação é de crucial importância para que o atendimento e manutenção seja efetuado o quanto antes e qualquer problema seja sanado.





Quero contratar

O que significa internet 100% fibra óptica?


A fibra óptica é uma tecnologia utilizada na condução de sinal de internet que transmite dados através da luz. Ela não sofre nenhuma interferência externa eletromagnética, o que garante qualidade superior em relação a outros tipos de conexão à internet. A internet da RVT provém de uma rede 100% Fibra óptica entregue no conceito FTTH (Fiber to the Home, "fibra para o lar"), sendo construída de forma direta entre a RVT e o usuário. Diferente do FTTx (Fiber to The Anywhere, “fibra até qualquer lugar”), na tecnologia FTTH a fibra óptica é instalada diretamente no cliente (residência ou empresa) permitindo ULTRAvelocidade, estabilidade e , confiabilidade e estabilidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Com conexão de ponta a ponta, são inúmeras as vantagens de assinar um plano da RVT! Entre elas, estão: ✔ULTRAvelocidade simétrica de 1Gbps ✔Maior estabilidade no sinal ✔Menor latência ✔Sem interferências externas ✔Tecnologia verde/ecológica ✔Transmissões mais seguras ✔Capacidade para suprir as demandas do futuro (IoT) ✔Maior economia para o usuário (mais serviços no mesmo cabo)




O que é velocidade simétrica de download e upload?


Velocidade de download é a que recebe os dados de outro computador ou servidor para o seu computador ou smartphone, o famoso “baixar” um vídeo, foto ou arquivo. Velocidade de upload é a que faz o envio de dados, como “subir” um arquivo de seu computador/smartphone para outro local na internet e até mesmo enviar uma simples mensagem. Na RVT, os planos SEM CONTROLE possuem velocidades simétricas, ou seja, você receberá a mesma velocidade para baixar e enviar arquivos, deixando a sua experiência na web ainda mais produtiva!




Como funcionam os planos SEM CONTROLE?


Os planos SEM CONTROLE da RVT não possui franquia (limite de dados). Você pode deixar o seu computador ligado 364 dias por ano que isso não irá aumentar o valor de sua internet ou acabar com os seus dados! Aqui a velocidade é liberada até onde o seu aparelho aguentar, ou seja, o único limite de banda é o seu equipamento! Para usufruir o máximo da ULTRAvelocidade dos planos SEM CONTROLE é necessário que seus dispositivos tenham placa de rede Gigabit Ethernet e/ou conexão com padrão Wireless 802.11ac (Wi-Fi 5), tal qual o roteador/ONU instalado em sua residência, podendo chegar a taxa de 1000 MEGA de velocidade.




Qual é o valor e o prazo para instalação em minha casa?


Os planos de internet da RVT possuem taxa de instalação gratuita, porém alguns serviços podem ter o valor da ativação. Se houver, no momento da contratação eles serão mencionados pelo consultor de vendas! O prazo de instalação pode variar de acordo com a viabilidade técnica em seu endereço. No ato da contratação é informada a data mais próxima para instalação e agendada conforme a disponibilidade do cliente. Caso o prazo de instalação exceda, entre em contato conosco para verificarmos a razão do atraso e qual o novo prazo de instalação.




A RVT exige linha telefônica para instalar a internet?


Não! Não é preciso ter uma linha telefônica para assinar RVT. Mas se você desejar, temos soluções de telefonia VoIP (voz sobre IP) que utiliza a sua conexão à internet para ligar. Você pode tirar suas dúvidas sobre esse serviço em nossa central de atendimento ou visitando presencialmente alguma de nossas lojas.




Quais equipamentos são instalados?


Em todos os planos é instalado uma ONU (Optical Network Unit) com função de modem e de roteador Wi-Fi. Nas soluções Wi-Fi e Gamer Premium são incluídos também roteadores com a tecnologia Mesh que distribuem os pontos de sinal Wi-Fi de acordo com a dimensão da residência. Em toda contratação nossos equipamentos são em comodato, ou seja, enquanto você for nosso cliente terá toda assistência necessário quanto a isso; caso rescinda o seu contrato, os equipamentos devem ser devolvidos para a RVT.




Eu posso contratar se tiver alguma restrição cadastral?


Toda contratação passa por uma análise cadastral (CPF/CNPJ) e viabilidade técnica (endereço). Caso possua restrição, será necessário uma nova negociação com o responsável pelo seu atendimento.




Os planos possuem fidelidade?


Sim, todos os planos da RVT possuem contrato com permanência mínima de 1 ano (12 meses), podendo ser renovados em upgrade de planos.




Meu vizinho tem RVT, mas me informaram que não tem disponibilidade na minha casa. Por quê?


Quando isso acontece significa que a caixa de terminação óptica (CTO), que distribui o cabo de fibra óptica óptica da RVT para cada um dos assinantes daquele CEP, está lotada. A única forma de assinar uma plano RVT neste local seria se algum dos moradores cancelassem o serviço, abrindo uma nova vaga na CTO.





MANUAL DO USUÁRIO

 

Ficamos felizes por ter escolhido a RVT como seu provedor de internet!  No manual do usuário você pode tirar todas as suas dúvidas para navegar com mais velocidade e estabilidade.

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